Ilumine a Maldade! de soldelotus@yahoo.com.br (Budismo do Sol!)

Passamos a vida tentando afastar a maldade: xô olho gordo, inveja, veneno, etc. Mas na realidade vivemos num mundo dual, tudo e todos têm um aspecto positivo e negativo. 

A maldade que se manifesta na nossa vida é resultado da nossa energia cármica, da nossa maldade interna, do nosso aspecto negativo da dualidade humana.
“Nascemos com um corpo e uma mente (efeito vital) e num ambiente (efeito ambiental) que equivale à nossa energia cármica. Naturalmente, vida e meio ambiente são de fato inseparáveis, pois ambos são manifestações (efeitos) de nossa energia cármica”
 

Muitas vezes culpamos pessoas e situações pelas “rasteiras” que tomamos na vida, efeitos da maldade, porém a maldade é subjetiva e a sua manifestação é objetiva – poderia se manifestar em qualquer um ou situação. A partir do momento que resolvemos o problema aparente, ela se manifesta de forma diferente usando outras pessoas em outras situações – é a mesma maldade com o objeto diferente.

Todas as pessoas possuem essa escuridão fundamental na vida. Nitiren Daishonin afirma que ela existe também na vida dos budas.

Portanto, no caso dos bodhisattvas que se encontram no nível da iluminação quase perfeita, a escuridão fundamental de sua vida pode ativar a função do Rei Demônio e impedi-los de chegar ao estado da perfeita iluminação, ou estado de Buda.

Se isso pode ocorrer com os bodhisattvas que estão no penúltimo estágio, quão mais expostos não estaríamos nóspessoas comuns. 

O Rei Demônio do Sexto Céu é o ímpeto negativo que reside nas profundezas da vida das pessoas.É a negatividade ou a natureza destrutiva que dá origem ao desejo de controlar os demais, fazer fofoca, “picuinha”, de ser traiçoeiro e inclusive de tirar-lhes a vida, que causa a destruição e a guerra

Vale lembrar que estamos falando de um sutra que foi ensinado na Índia há quase 3.000 anos, a cultura do país é cheia de fantasias e muitas vezes o Buda Shakyamuni usa deste artifício para passar os seus ensinamentos.

O Rei demônio é o próprio aspecto negativo, maldade, que existe em nossas vidas e o Sexto céu é um lugar imaginário que o Demônio/ maldade habita, ou seja, o sexto céu é a nossa própria vida. 

“O Rei Demônio do Sexto Céu está representado no Gohonzon. Assim, quando oramos ao supremo objeto de devoção, o Rei Demônio obedece ao Gohonzon [à Lei de Nam-myoho-rengue-kyo]. O Rei Demônio ordenará aos líderes dessa força insidiosa que se detenham.
potencial originalmente iluminado do Rei Demônio se manifesta por meio do Gohonzon. De fato, todas as entidades [nele representadas] mostram os dignos atributos inatos quando são iluminados pelo Nam-myoho-rengue-kyo”. 

Ele prosseguiu dizendo: “O Rei Demônio do Sexto Céu então se converte pela primeira vez numa entidade que ajuda e beneficia as pessoas”. Essas observações se relacionam com um profundo princípio que é a essência do Budismo Nitiren.
 

Esta é uma passagem complexa e que vale uma boa meditação para ser entendida de forma plena.
 

A chave da questão não é afastar a maldade, porque assim ela se manifestará de forma diferente no futuro, e sim ILUMINÁ-LA!
 

Assim como nós somos duais, a maldade também é! Então, vamos meditar, fazer daimoku, e determinar que a maldade que existe em nossas vidas se ilumine.
 

Assim que acontece esta iluminação TODOS os benefícios da prática budista se revelam, é a própria felicidade absoluta! 
 

Se tiver forte fé, então, assim como o sutra afirma, você obterá uma nova e poderosa energia vital, conseguindo uma renovação na vida no que diz respeito aos seus negócios e também a sua saúde. (…) [As coisas de que você necessita para o sustento de sua vida] continuarão a brotar, tal como a água borbulhando da terra.”

Fonte: Gosho “carta aos Irmãos”
Somos responsáveis por todos os seres vivos ao nosso redor! Por isso, não deixe seus “amigos de estimação procriarem”, não permita que seus descedentes sejam maltratados e jogados nas ruas. Até quando o SER HUMANO que é o animal “RACIONAL” vai tratar os outros seres vivos de forma cruel e irracional?
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s